SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Crise e desenvolvimento: um círculo vicioso perpétuo para ÁfricaO goodwill não é um activo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

ROLO, José Manuel. Os senhores da crise. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.2, pp.65-80. ISSN 0873-7444.

A crise financeira global é o resultado da adopção e da implementação pelos EUA, durante cerca de trinta anos, de uma política económica liberal que apostou na desregulamentação dos mercados. Num contexto macroeconómico extremamente favorável, a Administração americana tardou a identificar a formação de uma enorme bolha imobiliária que, quando rebentou, provocou uma contracção do crédito sem precedentes que, por sua vez, desencadeou uma crise financeira que alastrou a todo o mundo e provocou uma recessão económica generalizada, a maior desde a década de 1930. As fortes, e por vezes incoerentes, reacções à crise não deram, até agora, os resultados esperados.

Palavras-chave : Oligarquias Financeiras; Bolha Imobiliária nos EUA; Crise Financeira Internacional; Recessão Económica Global.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )