SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Country of origin bias e escolhas das empresas: um caso de estudo no sector do arroz em PortugalSustentabilidade: diferentes perspectivas, um objectivo comum índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

ROLO, José Manuel. Novos dados sobre a produção e venda de armas a nível mundial. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.1, pp.97-111. ISSN 0873-7444.

A produção e a venda de armas cresceram significativamente nos últimos anos. Esse crescimento foi particularmente notado nos EUA, graças ao aumento continuado das despesas militares americanas. Algumas empresas europeias e algumas empresas russas dos sectores da aeronáutica e dos mísseis também aumentaram as suas vendas de armas. O processo de reestruturação da indústria das armas continuou. O número de operações de Fusões & Aquisições de grande porte aumentou substancialmente. Os principais acordos foram liderados por empresas americanas e inglesas. Na Rússia, a criação de três conglomerados de grande dimensão consagrou o regresso do Estado ao controlo das indústrias da defesa. As despesas com a ID&D no domínio da produção de armas também cresceram significativamente, sobretudo nos EUA, que assim solidificaram a sua incontestável liderança no sector. O futuro da produção e venda de armas é incerto. A curto prazo é fortemente dependente da evolução da crise global. Contudo, as despesas com a ID&D militar devem continuar a crescer a bom ritmo.

Palavras-chave : Indústrias da Defesa; Produção e Venda de Armas; Prime Contractors; Fusões & Aquisições; Investigação; Desenvolvimento & Demonstração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )