SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Estratégias de Internacionalização e a arquitetura de competências das primeiras e últimas entrantes: Estudo de Caso da Indústria do CimentoNovos dados sobre a produção e venda de armas a nível mundial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

PANZONE, Luca; MALTA, Miguel; SIMOES, Orlando  e  BALDI, Lucia. Country of origin bias e escolhas das empresas: um caso de estudo no sector do arroz em Portugal. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.1, pp.81-95. ISSN 0873-7444.

A risicultura é um sector histórico da vida rural em Portugal, sendo este o país com o consumo mais alto de arroz da comunidade europeia. Nos últimos 30 anos, a produção interna de arroz desceu consistentemente, com uma concentração das empresas de branqueamento. Ao mesmo tempo, a produção de arroz branqueado cresceu e a introdução de variedades Indica na risicultura local e na distribuição retalhista causou uma mudança dos consumos. Através de entrevistas qualitativas, este estudo conduz a uma análise das motivações que guiam os empresários do sector do arroz na escolha da origem do arroz Paddy, detectando a presença de um country of origin bias, e as consequências que isso causou, nomeadamente em termos das relações entre as empresas branqueadoras e os agricultores. Este estudo analisa igualmente a possibilidade de proteger a risicultura nacional através da indicação geográfica e dá uma visão global da realidade do sector do arroz em Portugal.

Palavras-chave : Arroz; Portugal; Entrevistas Pessoais; Comércio Internacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )