SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A Evolução da Internacionalização: A Caminho de uma Nova Teoria?Country of origin bias e escolhas das empresas: um caso de estudo no sector do arroz em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

BORINI, Felipe Mendes; FLEURY, Maria Tereza Leme  e  URBAN, Tatiana Proença. Estratégias de Internacionalização e a arquitetura de competências das primeiras e últimas entrantes: Estudo de Caso da Indústria do Cimento. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.1, pp.61-80. ISSN 0873-7444.

O artigo procura compreender as estratégias e os processos de internacionalização das empresas últimas entrantes em comparação com as primeiras entrantes. A teoria aqui analisada incorpora duas contribuições para a literatura em negócios internacionais. Primeiro, a abordagem sobre internacionalização baseada no primeiro e no último entrante. Em segundo lugar, o presente documento centra-se na Resource Based View (RBV) e nas competências organizacionais. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, para permitir uma análise comparativa dos dois grupos de empresas. Mais especificamente, a indústria de cimento com o primeiro entrante Lafarge e as late movers CEMEX e Votorantim. Os casos mostram que a arquitetura de competências das primeiras e últimas entrantes é diferente em várias categorias, sugerindo que as multinacionais de mercados emergentes deverão explorar competências exclusivas para as estratégias de internacionalização, evitando uma estratégia de simples seguidora.

Palavras-chave : Internacionalização; Últimos Entrantes; Competências; Estratégia Organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )