SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O dragão chinês e o elefante indiano: Traços de similitude e de divergência nos processos de abertura e reforma económicaEstratégias de Internacionalização e a arquitetura de competências das primeiras e últimas entrantes: Estudo de Caso da Indústria do Cimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

MOREIRA, António Carrizo. A Evolução da Internacionalização: A Caminho de uma Nova Teoria?. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.1, pp.41-59. ISSN 0873-7444.

As teorias da internacionalização agregam uma ampla variedade de elementos explicativos das respostas que as empresas têm dado a mercados imperfeitos. Embora as teorias tradicionais se tenham concentrado no investimento directo do estrangeiro e as multinacionais tenham alargado o seu envolvimento em mercados internacionais, as teorias mais recentes têm focalizado a sua atenção nas pequenas e médias empresas, seguindo, principalmente, duas abordagens: o modelo sequencial e o modelo em rede. A discussão em torno das teorias da internacionalização tem sido ampla. Este artigo fornece uma breve revisão da literatura das principais teorias da internacionalização e conclui que, devido à emergência de um novo mundo policêntrico, uma nova teoria que envolva tanto as pequenas e médias empresas como o novo policentrismo é necessária.

Palavras-chave : Teorias da Internacionalização; Internacionalização; Multinacionais; PME.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )