SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O sistema de gestão nipónico de marketing: perspectivas de desenvolvimento em PortugalA Evolução da Internacionalização: A Caminho de uma Nova Teoria? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

SILVA, Jorge Tavares da  e  BREDA, Zélia. O dragão chinês e o elefante indiano: Traços de similitude e de divergência nos processos de abertura e reforma económica. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.1, pp.23-39. ISSN 0873-7444.

Um dos sinais indissociáveis da economia global no início deste novo século é, indiscutivelmente, a mudança do centro do crescimento económico mundial do ocidente para o oriente, em grande medida suscitado pelo ressurgimento económico chinês e indiano. Os respectivos processos de transição, caracterizados por uma maior abertura comercial e por alterações estruturais, impulsionaram a integração gradual daqueles países no sistema económico internacional. Importa ressalvar, no entanto, que, face à natureza distinta de cada um daqueles mercados, além dos diferentes percursos históricos e especificidades culturais, os dois países oferecem aos investidores internacionais condições de negócio divergentes. O presente ensaio vai ao encontro das principais diferenças e similitudes dos dois processos de abertura e reforma económica, na ânsia de melhor compreender a natureza de cada um dos mercados à disposição do investimento internacional, as suas debilidades e virtudes, naquele que já é considerado o «século da Ásia».

Palavras-chave : China; Índia; Reforma; Abertura; Emergência Económica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )