SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O dragão chinês e o elefante indiano: Traços de similitude e de divergência nos processos de abertura e reforma económica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

REIS, Felipa Lopes dos. O sistema de gestão nipónico de marketing: perspectivas de desenvolvimento em Portugal. Economia Global e Gestão [online]. 2009, vol.14, n.1, pp.9-21. ISSN 0873-7444.

Este artigo respeita a uma das sugestões para futuras pesquisas que foram apresentadas na minha tese de doutoramento e tem como objectivo investigar a relação existente entre o sistema de gestão nipónico de marketing e a competitividade das empresas com actividade em Portugal.Particularmente, procurou-se avaliar os resultados da competitividade nas empresas quando utilizam práticas específicas de gestão nipónica de marketing.Através de testes estatísticos, foi verificado que a competitividade das empresas com capital nipónico é induzida pelos custos, pela qualificação dos recursos humanos e pelas tecnologias adoptadas.

Palavras-chave : Marketing; Competitividade Económica; Workonomic Index; Progresso Tecnológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )