SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Determinantes económicos da corrupção na União Europeia dos 15Novos desafios na gestão universitária em Portugal: o papel da Contabilidade analítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

DIAS, Carlos Bonny  e  SARRICO, Cláudia. Controlo público dos governos municipais: novos horizontes. Economia Global e Gestão [online]. 2008, vol.13, n.3, pp.99-118. ISSN 0873-7444.

Os municípios portugueses tendem a assumir um importante papel no seio do sector público, detendo mais atribuições e responsabilidades acrescidas na gestão de recursos públicos, na sequência de um processo de redistribuição de funções pelo Estado, a que se associa uma reforma da gestão pública em geral.Nesta evolução, o controlo público detém um papel de relevo, visando este artigo contextualizar a auditoria pública aos municípios no movimento de mudança de uma «administração de procedimentos» para uma «administração de resultados», decorrente de acentuadas pressões para que os gestores públicos passem a prestar contas dos recursos que gerem.

Palavras-chave : Sector Público; Autarquias; Gestão Pública; Controlo Público; Auditoria Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )