SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O cálculo do custo do capital nas decisões de investimento em activos reais em Portugal: uma análise empírica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

MENDES, Raquel Vale. A desigualdade salarial entre gestores de topo masculinos e femininos. Economia Global e Gestão [online]. 2008, vol.13, n.2, pp.121-133. ISSN 0873-7444.

Este trabalho analisa a desigualdade salarial entre homens e mulheres que exercem cargos de chefia de topo em Portugal. O objectivo é de investigar se homens e mulheres inseridos no mesmo grupo ocupacional, dotados de níveis de capital humano elevados, e que são avaliados com base no seu desempenho, são tratados de forma distinta em relação aos seus salários. Baseado em dados dos Quadros de Pessoal (QP), o presente estudo emprega a metodologia de decomposição salarial de Oaxaca. Os principais resultados revelam que uma porção substancial das disparidades salariais entre os dois grupos de gestores resulta potencialmente da discriminação salarial.

Palavras-chave : Desigualdade salarial; Discriminação salarial; Decomposição salarial.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )