SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Utilização ineficiente de recursos. O sector pesqueiro numa perspectiva de anti-comuns: O problema da aquaculturaA desigualdade salarial entre gestores de topo masculinos e femininos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

BASTOS, César  e  MARTINS, António. O cálculo do custo do capital nas decisões de investimento em activos reais em Portugal: uma análise empírica. Economia Global e Gestão [online]. 2008, vol.13, n.2, pp.89-119. ISSN 0873-7444.

Com o presente trabalho pretende-se, de um ponto de vista empírico, analisar a extensão e a profundidade com que os conceitos e procedimentos recomendados pela teoria financeira, relativos ao cálculo do custo do capital, no âmbito da avaliação das decisões de investimento, são aplicados nas médias e grandes empresas portuguesas. Efectuamos uma breve revisão da literatura sobre as práticas recomendadas pela teoria financeira no cálculo e aplicação do custo do capital às decisões de investimento em activos reais e referimos os resultados dos estudos empíricos efectuados sobre esta temática. Descrevemos depois a metodologia utilizada no inquérito efectuado às mil maiores empresas não financeiras de Portugal e iremos analisar os resultados obtidos.

Palavras-chave : Custo do Capital; Análise de Investimentos; Taxa de Descontos; Inquéritos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )