SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O desempenho social das instituições de microfinanças em MoçambiqueUtilização ineficiente de recursos. O sector pesqueiro numa perspectiva de anti-comuns: O problema da aquacultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

PEREIRA, Irina Bettencourt  e  FIGUEIREDO, Ana Isabel. Transições e Metamorfoses : Um contributo para o debate sobre os desafios do sindicalismo no contexto das globalizações. Economia Global e Gestão [online]. 2008, vol.13, n.2, pp.61-79. ISSN 0873-7444.

O sindicalismo consolidou-se durante a industrialização e o fordismo, no seio de relações de emprego «normais», em contextos de expansão económica, proliferação de políticas keynesianas e de valorização do capital humano. Ora, os contextos têm vindo a mudar: as relações de emprego transformaram-se, o operário já não constitui a base principal de formação dos sindicatos nem das estruturas nacionais de emprego, os contextos favoráveis de social-democracia e de Estado--Providência estão em falência; e a abertura das economias ao mercado global alterou os padrões de competitividade transnacional, pulverizando muitos trabalhadores em individualização, fragilização e maior desemprego. Para sobreviverem nestes contextos e desempenharem um papel proeminente na governança global, os sindicatos necessitam de metamorfoses estratégicas nos seus objectivos e instrumentos de actuação. Pretende-se aqui reflectir a crise sindical, os desafios emergentes e as «utopias criativas» de revitalização sindical.

Palavras-chave : Reestruturação; Estratégias; Sindicalismo; Globalizações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )