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Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

PINTO, Ricardo de Gouvêa. O factor cliente como determinante estratégico. Economia Global e Gestão [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.103-123. ISSN 0873-7444.

Neste estudo iremos abordar a relevância do cliente na preocupação estratégica da empresa. O que representa o cliente, qual o valor da sua força, como deve ser considerado, que implicações tem para a estratégia e para a política de empresa. Qual é a equação do cliente? Nesse sentido, temos de colocar a raiz do pensamento na estratégia de marketing, onde se deverá localizar a consideração do cliente. O cliente é, efectivamente, um importante determinante estratégico na indústria financeira. O Factor Cliente, face às características da indústria, é um factor importante que condiciona e orienta a decisão estratégica e todo o processo de gestão estratégica. Essa influência do Factor Cliente manifesta-se, neste caso, não tanto pela existência de um efectivo poder de influência directa do cliente na orientação estratégica, mas porque ele é o factor de diferenciação na actividade, perante a relevância da rivalidade interna na indústria.

Palavras-chave : Estratégia; Marketing; Competitividade; Orientação para o Cliente; Valor.

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