SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Moçambique na geoeconomia do gás naturalA oferta das empresas e a competitividade dos destinos turísticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

PEDRO, Isabel; FILIPE, José António  e  REIS, Elizabeth. Factores determinantes da internacionalização das redes de «franchising» ibéricas. Economia Global e Gestão [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.65-84. ISSN 0873-7444.

O franchising tem-se tornado, provavelmente, na força mais impulsionadora da globalização das empresas de serviços. Existem, contudo, poucos estudos empíricos que explicam a internacionalização dos sistemas de franchise. Com base nos trabalhos de investigação existentes, assim como na teoria da agência e na teoria do recurso, elaborámos um modelo teórico que validámos empiricamente. Este modelo incorpora de forma articulada variáveis internas e externas à empresa e variáveis motivacionais e procura explicar a tomada de decisão sobre a internacionalização por parte das empresas de franchising ibéricas. Podemos constatar, por um lado, que algumas variáveis internas como a «idade da rede», a «dimensão» e a «dispersão» são particularmente importantes para a internacionalização e são independentes do risco. Por outro lado, a variável interna «vínculo», as variáveis externas e as de motivação são também importantes e estão muito associadas ao factor risco.

Palavras-chave : Franchising; Internacionalização; Teoria Organizacional; Empresas de Serviços.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )