SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O uso da econometria na cooperação internacionalFactores determinantes da internacionalização das redes de «franchising» ibéricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

ROLO, José Manuel  e  TSCHANZE, Adélio Ferreira. Moçambique na geoeconomia do gás natural. Economia Global e Gestão [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.49-64. ISSN 0873-7444.

O principal objectivo deste artigo é estudar o projecto de gás natural de Pande & Temane e avaliar as perspectivas de desenvolvimento do sector do Oil & Gas em Moçambique que, nos últimos anos, foi objecto de substanciais transformações institucionais. Sublinha-se a influência que a evolução dos preços mundiais do gás natural e das inovações tecnológicas entretanto ocorridas no sector tiveram na determinação do volume das reservas disponíveis e na formulação das estratégias dos protagonistas. Sustenta-se que uma utilização adequada das receitas da exploração do gás natural em Moçambique deveria constituir um poderoso factor de apoio ao desenvolvimento económico e social do país.

Palavras-chave : Gás Natural; Geoeconomia; Inovação; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )