SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Comércio informal, transfronteiriço e transnacional: que articulações? Estudo de caso no mercado de S. Pedro (Huambo) e nos mercados dos Kwanzas e Roque Santeiro (Luanda)Práticas, formas e solidariedades da integração de jovens de origem angolana no mercado de trabalho em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

RODRIGUES, Cristina Udelsmann. Cunene em movimento: dinâmicas empresariais transfronteiriças. Economia Global e Gestão [online]. 2007, vol.12, n.3, pp.57-70. ISSN 0873-7444.

O crescimento de Ondjiva e da povoação de Santa Clara no Sul de Angola - fronteira com a Namíbia - dependeu, em grande parte, do aumento das trocas comerciais entre os dois países a partir do final da guerra angolana. Embora os comerciantes de ambos os lados tivessem encontrado, ao longo dos períodos de guerra, estratégias de manutenção destas trocas, foi só a partir de 2002 que se intensificaram os tráfegos nesta região, provocando, por um lado, a fixação de população oriunda do meio rural e de outras regiões angolanas e, por outro, o desenvolvimento da capital do Cunene e de Santa Clara. Neste texto analisam-se as dinâmicas recentes de crescimento e intensificação da circulação comercial em diversos contextos determinantes: de guerra, de paz e livre circulação; de controlo dos movimentos de pessoas e bens e das alternativas; e estratégias comerciais e populacionais perante este controlo. Esta análise baseia-se numa conjugação de diversas pesquisas no local, em especial daquela realizada no âmbito do projecto «Angola em Movimento».

Palavras-chave : Angola; Namíbia; Fronteira; Comerciantes; Estratégias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )