SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A diáspora angolana em Lisboa: Uma introduçãoCunene em movimento: dinâmicas empresariais transfronteiriças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

LOPES, Carlos M.. Comércio informal, transfronteiriço e transnacional: que articulações? Estudo de caso no mercado de S. Pedro (Huambo) e nos mercados dos Kwanzas e Roque Santeiro (Luanda). Economia Global e Gestão [online]. 2007, vol.12, n.3, pp.35-55. ISSN 0873-7444.

O artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada em três mercados angolanos, relativa à linha de investigação sobre o eixo Luanda-Huambo, que integra o projecto «Angola em Movimento». O essencial da pesquisa centrou-se na produção e análise de dados empíricos, obtidos a partir da administração do inquérito-piloto do Banco Mundial, adoptado e adaptado pela equipa do projecto. Dos resultados apurados, emerge a constatação da existência de uma estreita articulação entre o comércio informal local, o comércio interprovincial e o comércio informal transnacional, conexão que se revela menos expressiva no caso do comércio transfronteiriço. A informação recolhida sugere que os comerciantes informais cultivam uma desconfiança generalizada em relação aos outros agentes com que se relacionam, constituindo o grupo familiar - que é referido como principal sede de confiança e como uma das principais fontes de ajuda ao arranque do negócio - e os agrupamentos religiosos as excepções à regra.

Palavras-chave : Comércio Informal; Comércio Informal Transfronteiriço; Comércio Informal Transnacional; Redes Comerciais; Capital Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )