SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Introdução teórica e metodológica ao projecto «Angola em Movimento: sociabilidades e trocas económicas informais»Comércio informal, transfronteiriço e transnacional: que articulações? Estudo de caso no mercado de S. Pedro (Huambo) e nos mercados dos Kwanzas e Roque Santeiro (Luanda) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

0IEN, Cecilie. A diáspora angolana em Lisboa: Uma introdução. Economia Global e Gestão [online]. 2007, vol.12, n.3, pp.23-33. ISSN 0873-7444.

Este artigo pretende contextualizar os dados reunidos sobre a economia informal e as redes da diáspora angolana em Lisboa, no quadro do projecto «Angola em Movimento». Os dados foram recolhidos através dum questionário. Na discussão da informação recolhida a autora baseia-se no trabalho etnográfico de campo sobre a diáspora, que vem realizando desde 2002, procurando novos instrumentos para interpretar este novo conhecimento. A base consiste em 200 questionários válidos. Os resultados correspondem em parte, à experiência da autora, pois demonstram a importância da família alargada e relações étnicas nas trasacções e práticas da economia informal.

Palavras-chave : Migração; Economia Informal; Parentesco; Governação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )