SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Racionalidade e escolhaCrentes e descrentes na globalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

ROBERTO, José Afonso  e  SERRANO, António. As organizações económico-sociais e os seus stakeholders. Economia Global e Gestão [online]. 2007, vol.12, n.2, pp.73-93. ISSN 0873-7444.

Esta pesquisa centra-se no modo como as relações entre uma organização e as suas audiências intervêm nos processos de criação e distribuição de valor, considerando que o desempenho organizacional depende, em última análise, dos critérios pré-definidos para a sua avaliação, ou seja, das expectativas dos stakeholders relevantes. A investigação empírica envolveu a análise de sete casos, a partir de entrevistas semi-estruturadas, tendo sido possível concluir que: se não houver, à partida, uma matriz cultural que valorize intrinsecamente a equidade dos diversos interesses em jogo ou não estiverem reunidas certas condições de interpenetração com o contexto, qualquer entidade económico-social tenderá a gerir estrategicamente as suas relações numa perspectiva meramente instrumental.

Palavras-chave : Contexto; Desempenho; Organização; Stakeholder; Valor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )