SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Participação feminina no emprego e padrões familiares de despesaAs organizações económico-sociais e os seus stakeholders índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

GOMES, Orlando. Racionalidade e escolha. Economia Global e Gestão [online]. 2007, vol.12, n.2, pp.53-71. ISSN 0873-7444.

O conceito de racionalidade é uma das noções que mais tem sido alvo de debate e controvérsia no seio da ciência económica. O paradigma da escolha racional, que envolve os comportamentos de maximização do lucro das empresas e de maximização da utilidade das famílias, pode ser posto em causa por um importante número de reflexões que recordam que o processo de escolha humana não é isento de erros, não ignora factores emocionais nem se concretiza fora de um contexto social onde a interacção com terceiros determina comportamentos. O presente texto procura caracterizar o modo como os economistas têm trabalhado a noção de decisão racional e aplica algumas das suas ideias para modelizar o processo de decisão. Em particular, constrói-se um exercício no qual se destacam os custos cognitivos envolvidos no processo de escolha e recorre-se à teoria da escolha discreta para exemplificar como a interacção social e estímulos como a publicidade determinam trajectórias de consumo e utilidade.

Palavras-chave : Racionalidade; Escolha Discreta; Utilidade; Decisões de Consumo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )