SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Inovação social e sustentabilidadeRacionalidade e escolha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Resumo

MACHADO, Cândida Sofia. Participação feminina no emprego e padrões familiares de despesa. Economia Global e Gestão [online]. 2007, vol.12, n.2, pp.35-51. ISSN 0873-7444.

Em Portugal, a participação feminina no mercado de trabalho aumentou significativamente desde a década de 60, de tal modo que o país apresenta actualmente uma das mais elevadas taxas de actividade femininas na União Europeia, atrás da Escandinávia, do Reino Unido e dos Países Baixos. Este trabalho investiga o impacto da participação feminina na força de trabalho sobre o comportamento de consumo das famílias portuguesas, incidindo sobre as seguintes despesas: serviços domésticos, serviços pessoais; alimentação fora de casa; cuidados infantis; cultura e viagens para fins turísticos. A análise empírica baseia-se na utilização de dados microeconómicos sobre os indivíduos e as suas famílias. A estimação de modelos Tobit indica que a generalidade dos serviços em análise pode ser classificada como itens de luxo. Adicionalmente, as famílias nas quais a esposa está empregada alocam uma maior proporção do seu orçamento em cultura, viagens, cuidados infantis, alimentação fora de casa e serviços domésticos, comparativamente com as famílias nas quais a mulher não participa na força de trabalho.

Palavras-chave : Consumo; Serviços; Emprego Feminino.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )