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Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

ALVES DE SOUSA, Flávia  e  ALBUQUERQUE, José Lindomar C.. Nação e integração nas escolas de fronteira: a mobilidade docente e a aprendizagem das línguas nacionais entre o Brasil e a Argentina. Etnográfica [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.627-648. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.7313.

As escolas nas zonas de fronteiras internacionais se constituem em um campo privilegiado para pensar as mobilidades transfronteiriças e a produção da nação no espaço escolar. O objetivo do artigo é pensar a circulação e a prática educativa de professoras argentinas e brasileiras entre duas escolas das cidades de Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina) que participam do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Analisamos o processo de produção de fronteiras políticas, culturais e simbólicas a partir da percepção de diretoras, coordenadoras, professoras e alunos, tentando compreender os caminhos e os paradoxos dos dispositivos de integração educacional nas zonas fronteiriças internacionais no contexto do Mercosul.

Palavras-chave : fronteira; nação; integração; mobilidade; escola; língua.

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