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Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

PEREIRA, Cláudia. Danças religiosas e turismo: os “tribais” percecionados como o repositório do tradicional em Goa, Índia. Etnográfica [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.125-152. ISSN 0873-6561.

Que mudanças ocorrem na identidade de um grupo considerado tribal na Índia através da performance das suas danças? Qual é a influência do turismo nos seus cultos religiosos? Qual é a perceção dos outros indianos sobre eles? Para responder a estas questões, analiso, em primeiro lugar, o modo como o governo de Goa estimulou a institucionalização das suas danças. Em segundo, examino o aumento de capital político, económico e cultural do grupo de estudo de caso através da transição para a indústria do turismo. A pesquisa baseia-se num trabalho de terreno prolongado em Goa. O património de música popular é analisado a partir da perspetiva da antropologia. O artigo procura aprofundar o legado musical dos Gawda católicos, também conhecidos como Kunnbi, ainda por explorar. Sugiro que foi através do turismo que os Gawda, enquanto tribais, passaram a ser valorizados como o repositório da Goa tradicional, deixando de ser representados pejorativamente como primitivos (associados a pouco desenvolvimento), por manterem o seu modo de vida rural. Todavia, é quando os Gawda católicos se tornam visíveis para os turistas e para os próprios goeses, e, simultaneamente, modernos e globais, que se dá o paradoxo de serem vistos como os que continuam práticas ancestrais. Observa-se, por isso, um processo de “invenção da tradição”, não no sentido de terem criado recentemente o que é mostrado (embora haja uma uniformização para turistas), mas na interpretação que é dada aos Gawda, os quais passaram a representar a autêntica identidade goesa, através das suas danças.

Palavras-chave : folclorização; turismo; ritual; invenção da tradição; capital cultural e político; identidade tribal.

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