SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número94Una condición contraintuitiva: de la expatriación como experiencia vividaDebates sobre cultura en Portugal: el complejo caso del libro y la lectura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

LOBAO, Júlio. Do ideal ao material: uma anatomia sócio-comportamental de um leilão holandês em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2020, n.94, pp.79-96. ISSN 0873-6529.  http://dx.doi.org/10.7458/SPP20209415006.

Neste artigo levamos a cabo um estudo etnográfico de um leilão de pescado que tem lugar em Matosinhos (Portugal). A observação in situ do funcionamento do mercado aponta para a existência de uma comunidade de participantes coesa, marcada pela informalidade e pela aceitação tácita das regras constitutivas do leilão. As condições materiais de criação do mercado (organização do espaço, ecrãs, comandos de transmissão de ordens) revelam-se centrais no fortalecimento e na atenuação de dinâmicas de observação recíproca e de competição entre os agentes. Entendidas no seu conjunto, as contribuições deste artigo evidenciam a importância de se considerar as condições substanciais de criação de um mercado, por oposição a uma abordagem metodológica meramente formal.

Palabras clave : sociologia económica; leilão holandês; sociologia da materialidade; economia substancial vs. economia formal.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons