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Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

MENDES, Maria Manuela; MAGANO, Olga  e  COSTA, Ana Rita. Ciganos portugueses: escola e mudança social. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2020, n.93, pp.109-126. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP20209313546.

O cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola.

Palavras-chave : ciganos portugueses; educação; desigualdades educativas; etnografia; escolas.

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