SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número92"120 en 60": prácticas y actitudes de trabajadores hacia los animales en un matadero portuguésEstudios de implementación de políticas públicas: una revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

GRACA, João Carlos; CAIADO, Jorge  y  CORREIA, Rita Gomes. Valores, atitudes e comportamentos sociopolíticos dos estudantes portugueses de Economia. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2020, n.92, pp.111-132. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP20209213699.

Pesquisas anteriores sobre o caso português confirmaram inclinações políticas de direita e pró-mercado entre os estudantes de economia, a par duma maior tendência para o free-riding. Investigação subsequente, ora exposta, permitiu perceber também uma atração acrescida pela política, não obstante a falta de interesse pelos problemas públicos. Diversos aspetos da inclinação free-rider foram distinguidos, relacionando-os com propensão juvenil para o risco e a busca de sensações, mas também com traços específicos dos estudantes de economia, incluindo: prevalência de valores de realização, influências contextuais na moralidade, pressão dos pares, perceção de status e expetativas associadas à profissão de economista.

Palabras clave : estudantes de economia; perceções de esquerda e direita; interesse pela política; variedades de inclinação para o free-riding.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons