SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número90Modelos sociais e modelos “criminais” europeus: uma abordagem exploratóriaEm busca da igualdade: Perceção de justiça e divisão do trabalho doméstico - mudanças e continuidades índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

WALL, Karin; CORREIA, Rita B.  e  GOUVEIA, Rita. Atitudes face às licenças parentais em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2019, n.90, pp.55-76. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP20199015525.

As políticas públicas em matéria de licenças para cuidar de filhos menores sofreram alterações importantes nas últimas décadas. O objetivo deste artigo é analisar as atitudes da população portuguesa face às licenças parentais com base no inquérito ISSP sobre família e género de 2014. Partindo de várias perspetivas teóricas, identificam-se os fatores que influenciam as atitudes face à duração e à partilha das licenças. Os resultados mostram o impacto do contexto institucional (regime legal atual), do contexto normativo e do posicionamento social. Analisam-se os desfasamentos entre políticas e preferências e discutem-se as implicações dos resultados.

Palavras-chave : licenças parentais; conciliação família-trabalho; políticas de família; família e igualdade de género; atitudes sociais.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons