SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número89“Ojalá mi madre hubiera hecho por mí lo que yo estoy haciendo por mi hija”: la evolución de la participación de las familias en la escuela pública en EspañaEl papel de los códigos de ética en la administración del sector de la salud en Portugal: la visión de los líderes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

ANTUNES, Fátima. Formar uma elite ou educar um povo?: Quarenta anos de ensino secundário em democracia. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2019, n.89, pp.53-77. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2019898702.

Procura-se contribuir para o conhecimento de uma das facetas do ensino secundário em Portugal: a sua lenta democratização, expressa através das taxas reais de escolarização e de conclusão. Com apoio de dados estatísticos e investigação especializada, discutem-se certas relações entre aquele processo e políticas públicas de educação que configuraram o ritmo, o perfil e os resultados dessa dinâmica. Identificam-se três etapas em seis momentos e projetos diversos, desde que o ensino secundário era privilégio de uma reduzida fração (8,1%) de jovens, em 1974/75, ao impulso de democratização na década passada e, nos últimos anos, à conjugação institucional da universalidade (74,3% de jovens em 2013/14), com a fabricação de vincadas desigualdades no sistema de educação e formação secundária.

Palabras clave : ensino secundário; democratização; políticas de educação; desigualdades socioescolares; europeização da educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons