SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número86Evaluación del desempeño de la investigación aplicada en la enseñanza superior politécnica: construcción de un modeloRedes de sociabilidad, identidades e intercambios generacionales: de la “Cueva de la Música” al circuito musical africano de Amadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

LOPES, João Teixeira; BOIA, Pedro dos Santos; VELOSO, Ana Luísa  y  CALDAS, Matilde. A orquestra e a vida: percursos juvenis na Orquestra Geração. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2018, n.86, pp.91-108. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2018868454.

Na senda de uma sociologia da pluralidade disposicional, à qual se acrescenta a relevância do projeto e da construção de campos de possibilidade para a ação, analisam-se percursos juvenis de orquestra com base em retratos sociológicos, reconstituindo as transferências disposicionais entre os múltiplos processos e contextos de socialização, tendo por base a experiência na Orquestra Geração, projeto musical de inserção social com origem no El Sistema venezuelano. Assim, resgata-se a origem das disposições, bem como a força dos contextos da sua ativação (ou inibição), a par do seu potencial de transferibilidade para outros quadros de socialização. Conclui-se com o forte impacto da experiência orquestral na formação de novas competências e disposições, em desigual grau de intensidade consoante os atores, a singularidade dos seus percursos e os contextos em que se movem.

Palabras clave : socialização; disposições; música; escola.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons