SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número86Os hospitais são organizações saudáveis? Qualidade de vida no trabalho hospitalar no norte e no sul da EuropaA orquestra e a vida: percursos juvenis na Orquestra Geração índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

PATRICIO, Maria Teresa et al. Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2018, n.86, pp.69-89. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP20188610056.

Apresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputs, outputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.).

Palavras-chave : instituições de ensino superior politécnico; indicadores de desempenho; investigação aplicada.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons