SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número86Los hospitales son organizaciones saludables? Calidad de vida en el trabajo hospitalario en el norte y el sur de EuropaLa orquesta y la vida: trayectos juveniles en la “Orquestra Geração” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

PATRICIO, Maria Teresa et al. Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2018, n.86, pp.69-89. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP20188610056.

Apresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputs, outputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.).

Palabras clave : instituições de ensino superior politécnico; indicadores de desempenho; investigação aplicada.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons