SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número86Trump: ¿cómo aconteció? y lo que haráLos hospitales son organizaciones saludables? Calidad de vida en el trabajo hospitalario en el norte y el sur de Europa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

SILVA, Augusto Santos; GUERRA, Paula  y  SANTOS, Helena. Arte e crise: sobre o caso português e não só. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2018, n.86, pp.27-43. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP20188611860.

O artigo focaliza-se no modo como as artes portuguesas lidaram com a crise portuguesa nos anos de 2011 a 2014, altura em que o país foi sujeito a um resgate financeiro. A abordagem é baseada numa análise transversal, tomando em conta os domínios da literatura, das belas-artes, das artes visuais e do cinema, da música e das artes performativas. O artigo enfatiza três formas distintas e complementares através das quais se desenvolveu a relação entre as artes e a sociedade nestes anos. A primeira forma relaciona-se com o posicionamento político direto dos artistas através do trabalho artístico e suas performances. A segunda forma centra-se na presença da crise como pano de fundo de várias criações artísticas nessa época. E a terceira forma é aquela em que a crise projeta uma nova perspetiva nos tópicos consistentes da imaginação artística portuguesa, reforçando a centralidade da identidade coletiva e da autorreflexividade. Assim, o caso português sugere quanto pode ser promissora a consideração das dimensões culturais e artísticas na explicação dos processos sociais.

Palabras clave : Portugal; crise financeira; artes; cinema; música popular; literatura.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons