SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP1Fundamentos constitucionais da proteção social: continuidades e ruturasO território na constituição da República Portuguesa (1976-2005): dos preceitos fundadores às políticas de território do futuro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

CARMO, Fernanda do. Princípios constitucionais do ordenamento do território. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2016, n.esp1, pp.99-121. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2016NE10352.

O presente artigo tem como objetivo analisar o posicionamento do ordenamento do território na Constituição da República Portuguesa, considerando os princípios e fundamentos constitucionais e os desenvolvimentos introduzidos pelos processos de revisão. Com este objetivo analisa-se a inscrição do ordenamento do território como tarefa fundamental do estado, bem como a sua associação aos direitos à habitação e urbanismo e ao ambiente e qualidade de vida, à promoção do desenvolvimento económico e social e da coesão territorial e à concretização dos princípios da subsidiariedade, autonomia, descentralização e participação, apresentando-se uma leitura de contexto das alterações verificadas. Conclui-se que o estatuto constitucional do ordenamento do território é amplo, demonstrando uma importância social que não é reconhecida na sua aplicação prática.

Palavras-chave : Constituição da República Portuguesa; ordenamento do território; habitação e urbanismo; ambiente e qualidade de vida; desenvolvimento económico e social; região-planeamento.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons