SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número81Acción colectiva a escala individual y local: perfiles y retratos sociológicosEl regreso de los exámenes de cuarto año de primaria: escuela, niños y dinámicas familiares en la blogosfera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

DIAS, Paulo Coelho; ALVES, Nuno de Almeida; ABRANTES, Pedro  y  RODRIGUES, Carla F.. Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2016, n.81, pp.115-140. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2016813145.

Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.

Palabras clave : Moodle; TIC; estratégias de estudo; estratégias de ensino.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons