SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue80Psychological contract and internship in law author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

CHAVES, Miguel; RAMOS, Madalena  and  SANTOS, Rui. Convergências e disparidades de orientações de trabalho entre os recém-licenciados em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2016, n.80, pp.9-29. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2015806679.

Procurámos identificar os padrões de valores do trabalho numa amostra de licenciados de duas universidades de Lisboa e averiguar se as diferenças entre orientações intrínsecas e extrínsecas são explicáveis por fatores estruturais determinantes das condições materiais de existência. Encontrámos três padrões transversais: “maximalismo” das aspirações; importância do emprego para a autonomização financeira face aos pais; e uma maior importância concedida às recompensas intrínsecas do que às extrínsecas. Os resultados sugerem que a variação na importância dos valores intrínsecos e extrínsecos está pouco correlacionada com as diferenças das condições materiais de existência, e que estes licenciados tendem a ajustar as suas orientações de valor face ao trabalho à avaliação das recompensas objetivamente obtidas com o emprego.

Keywords : valores do trabalho; recompensas do trabalho; diplomados do ensino superior; condições materiais de existência.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License