SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número72Escolha ou constrangimento?: Horas semanais de trabalho das mulheres em perspetiva comparadaPrevalência da violência contra as pessoas idosas: uma revisão crítica da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

CASACA, Sara Falcão. As novas dinâmicas laborais e os desafios da articulação com a vida familiar. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2013, n.72, pp.31-52. ISSN 0873-6529.  http://dx.doi.org/10.7458/SPP2012722617.

Tendo como tela de fundo as recentes dinâmicas na esfera laboral, o artigo procura dar conta da expressão do emprego feminino, da precariedade contratual e da flexibilidade de tempo de trabalho em Portugal. Reflete ainda sobre as mudanças ocorridas nas condições de trabalho, nas relações de emprego e na organização da vida familiar das mulheres que prestam atividade em alguns dos “novos” setores dos serviços em Portugal (desde o segmento das novas tecnologias de informação e comunicação, incluindo o ramo dos call centres, até ao “novo” comércio de retalho que integra a grande distribuição). O estudo apresentado permite constatar que as alterações verificadas na relação de emprego e nos tempos de trabalho não produzem apenas efeitos complexos (e até contraditórios) nas relações de género; dificultam também a articulação com a vida familiar e reforçam as desigualdades no seio da força de trabalho feminina.

Palavras-chave : emprego feminino; flexibilidade de tempo de trabalho; articulação com a vida familiar; novos setores de atividade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons