SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue71The evolution of drug trafficking and organized crime in latin america author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

SCHNEIDER, Stephen. Violência, crime organizado e mercados de drogas ilícitas: um estudo de caso canadiano. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2013, n.71, pp.125-143. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2013712334.

Este artigo testa duas teorias inter-relacionadas sobre as causas situacionais de violência nos mercados de drogas ilícitas: (i) os mercados de drogas que são instáveis são mais propensos à violência e (ii) existe um maior risco de instabilidade e, portanto, de conflito e violência, em mercados de drogas caracterizados por pura concorrência. Estas teorias aplicam-se à violência que ocorreu entre os Hell’s Angels e os seus rivais  pela posição dominante no mercado lucrativo de cocaína no Quebec durante a década de 1990. A teoria de que a violência decorre da instabilidade num mercado ilícito é aplicável a este estudo de caso. No entanto, o mercado de cocaína no Quebec foi caracterizado por condições oligopolísticas e a violência que se seguiu resultou dos esforços dos Hell’s Angels para manterem a hegemonia no mercado. Este artigo argumenta que as condições de oligopólio e monopólio em mercados de drogas ilícitas podem aumentar o risco de conflito e violência, porque inibem a concorrência.

Keywords : crime organizado; mercados ilícitos; violência.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License