SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue71Safety and peaceful coexistence policies in Latin American schools: human rights perspectiveThe evolution of drug trafficking and organized crime in latin america author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

SMITH, Peter K.. Bullying escolar. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2013, n.71, pp.81-98. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2012702332.

O bullying é definido como um abuso sistemático de poder. O desenvolvimento do programa de pesquisa sobre bullying escolar é delineado em quatro fases. É sublinhada a natureza distinta do cyberbullying, e também da identidade baseada no bullying. Discute-se os métodos de medição e os tipos de taxas de prevalência obtidos. Enuncia-se um conjunto de fatores de risco para o envolvimento como agressor/vítima. Descreve-se uma série de intervenções centradas na escola juntamente com a discussão de uma meta-análise dos seus resultados. Em resumo, a investigação e a prática têm andado a par na pesquisa analisada, e tiveram algum sucesso pelo menos em reduzir o que é um problema significativo na vida de muitas crianças.

Keywords : bully; vítima; cyber/virtual; lidar/enfrentar; intervenção.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License