SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67El espíritu emprendedor en la escuela y el paradigma de las competencias: el caso de Junior Achievement - PortugalPrivación económica y criminalidad: el caso portugués (1993-2009) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

COSTA, Francisco Lima. Globalização, diversidade e “novas” classes criativas em Lisboa: economia etnocultural e a emergência de um sistema de produção etnocultural. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2011, n.67, pp.85-106. ISSN 0873-6529.

A globalização e a intensificação dos fluxos migratórios têm propiciado o aumento de novas expressões culturais que se constituem como um valor económico e cultural relevante para a cidade de Lisboa. Tendo em conta este processo, e partindo da nossa proposta analítica de sistema de produção etnocultural (SPE), foi possível estudar como a articulação de vários processos (económicos, culturais e políticos) que ocorrem e interagem no SPE contribuem para suportar a emergência de novos mercados de referências étnicas (MRE). Confrontando com os estudos empíricos realizados (dois questionários, um à procura e outro à oferta etnocultural, e dois estudos de caso de natureza etnográfica, um na zona do Martim Moniz em Lisboa e outro no bairro da Cova da Moura, no concelho da Amadora), mostramos, por um lado, como emerge uma economia etnocultural (EE) associada aos referidos fluxos migratórios e, por outro lado, quais são os processos e os actores relevantes.

Palabras clave : sistema de produção etnocultural; economia etnocultural; turismo étnico.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons