SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue67Limited options or blocked mobility?: The socio-professional mobility of Brazilian immigrants in PortugalGlobalisation, diversity and “new” creative classes in Lisbon: the ethnocultural economy and the rise of an ethnocultural production system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

CHAVES, Rosário Rito  and  PARENTE, Cristina. O empreendedorismo na escola e o paradigma das competências: o caso da Junior Achievement - Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2011, n.67, pp.65-84. ISSN 0873-6529.

A abordagem por competências como paradigma alternativo na orientação dos processos de ensino/aprendizagem é o ponto de partida para a análise dos programas de empreendedorismo que vêm sendo introduzidos nas escolas. O artigo analisa o programa “A Empresa”, desenvolvido pela associação Aprender a Empreender - Junior Achievement - Portugal, a partir da sua implementação em duas escolas do ensino secundário da Grande Lisboa. Descreve-se o processo de implementação e funcionamento do programa que opera em paralelo ao curriculum disciplinar formal e questiona-se sobre as expectativas, desafios e motivações criadas em professores e alunos.

Keywords : escola; competências; empreendedorismo.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License