SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número65Uma década desigual para os idosos que chegaram tarde ao ciberespaçoOrganização do trabalho doméstico em casais do mesmo sexo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

PARENTE, Cristina et al. Efeitos da escolaridade nos padrões de inserção profissional juvenil em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2011, n.65, pp.69-93. ISSN 0873-6529.

Ao longo do processo de evolução das sociedades capitalistas, tem vindo a intensificar-se a importância conferida à educação/formação no processo de empregabilidade, afirmando-se como variável central do funcionamento dos mercados de trabalho. Este artigo procura perceber, a partir da análise de dados obtidos nos Quadros de Pessoal para o ano de 2007, em que medida é que os níveis de escolaridade continuam a configurar-se como uma variável explicativa de diferentes tipos de relações de emprego dos jovens entre os 15 e os 24 anos. Uma análise de correspondências múltiplas sobre a informação secundária não publicada e a constatação da emergência de padrões novos de inserção profissional, com características distintivas que, todavia, não questionam a associação positiva entre os diplomas escolares e a relação de emprego, constituem os aspectos pertinentes e inovadores deste estudo.

Palavras-chave : padrões de inserção profissional; análise de correspondências múltiplas; escolaridade; mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons