SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Associações e democracia: Faz o associativismo alguma diferença na cultura cívica dos jovens portugueses?Anotações metodológicas e operacionais num olhar de comparação internacional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

SANTOS, Sofia. Imagens da cidade planeada: A diversidade cultural e o pensamento estratégico urbano de Lisboa. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2008, n.57, pp.131-151. ISSN 0873-6529.

A diversidade cultural tem adquirido um papel importante no discurso do planeamento regional e urbano. A transformação da diversidade num valor territorial surge com o crescimento da economia simbólica e a preponderância do turismo, do sector económico da cultura e do marketing urbano nas estratégias de desenvolvimento. Os documentos estratégicos de desenvolvimento regional e urbano são veículos de ideologia territorial, promovendo formas de pensar o território, seus protagonistas e agentes de desenvolvimento, sobre o que este deve ser e a quem deve pertencer. Através da análise dos documentos estratégicos para a cidade-região capital, colocamos em evidência o trabalho de construção de representações para a Lisboa planeada. Damos especial atenção ao papel da “diversidade” nesse processo de construção.

Palavras-chave : imigração e diversidade cultural; planeamento urbano e regional; economia da cultura; marketing urbano; identidades territoriais.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons