SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56Maternidad y amamantamiento: biografía y relaciones de género intergeneracionalesConstitución, crisis y reconfiguración del valor moral del trabajo en el postfordismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

PERRY, Beth  y  MAY, Tim. Excelência, relevância e a universidade: O missing middle do envolvimento socioeconómico. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2008, n.56, pp.105-128. ISSN 0873-6529.

A economia política internacional do ensino superior é caracterizada por uma crescente globalização e regionalização de actividades. Neste âmbito, é notória a ênfase colocada no papel das universidades como motores de desenvolvimento económico e social. No entanto, o cariz descontextualizado das pressões globais neoliberais coloca às universidades um conjunto de problemas, tornando necessária a consideração de um missing middle entre os contextos de produção de conhecimento e os contextos da sua aplicação. O presente artigo explora estas questões num contexto comparativo, recorrendo a trabalho empírico sobre as políticas regionais de ciência na Europa. O artigo está organizado em três secções. Em primeiro lugar, examina as pressões globais que estão a levar a uma reconsideração e a uma mudança de escala da ciência. Em segundo lugar, analisa os discursos em transformação sobre excelência, relevância e política de ciência e, ao fazê-lo, identifica uma convergência entre os modelos nacionais de política de ciência. Em terceiro lugar, examina as implicações que daqui decorrem para a ordem universitária global, incluindo as questões da estratificação e da diversificação e a tensão resultante entre as expectativas em torno do ensino superior e a capacidade deste para as concretizar. É este missing middle que necessita de reconsideração, se se pretender que expectativas e capacidade de resposta estejam razoavelmente equilibradas no sentido da obtenção de um maior benefício.

Palabras clave : ensino superior; missing middle; globalização; desenvolvimento socioeconómico.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons