SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Poder, dominación y estratificación: construyendo una síntesis conceptualPrácticas fotográficas, experiencias identitarias: la fotografía privada en los procesos de (re)construcción de las identidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

BOMENY, Helena. Salvar pela escola: Programa especial de educação. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2007, n.55, pp.41-67. ISSN 0873-6529.

O texto trata da recuperação do Programa Especial de Educação, implantado no Rio de Janeiro nos dois mandatos do governador Leonel Brizola (1983-1987; 1991-1994). O Programa Especial de Educação ficou conhecido, principalmente, pela construção de mais de 500 escolas - Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) - onde as crianças deveriam receber educação em tempo integral e assistência integral. As unidades monumentais previam atendimento educacional, médico, dentário e assistência especializada. O CIEP era também conhecido como “Brizolão”, uma referência direta ao governador Brizola. O texto acompanha o programa em seus fundamentos, seu percurso e sinaliza razões de sua descontinuidade no estado do Rio de Janeiro.

Palabras clave : educação; cidadania; escola de tempo integral; política educacional.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons