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Sociologia, Problemas e Práticas
versión impresa ISSN 0873-6529
Resumen
ANTUNES, Fátima. Globalização e europeização das políticas educativas: percursos, processos e metamorfose Globalização e europeização das políticas educativas: percursos, processos e metamorfoses. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2005, n.47, pp.125-143. ISSN 0873-6529.
Neste trabalho, focaliza-se um dos níveis que, nas últimas décadas, tem vindo a assumir uma importância crescente na configuração do campo da educação: o nível supranacional. Centramos a atenção na União Europeia, investigando o modo como a educação tem sido considerada e definida no contexto comunitário e as possíveis implicações desses processos ao nível dos sistemas de ensino dos estados-membros. As dinâmicas de europeização e de constituição de um referencial global europeu para as políticas educativas assumem hoje uma intensidade, amplitude e profundidade de intervenção claramente distantes daquelas que ocorriam há apenas uma década atrás. Nesse sentido, a União Europeia, e outras plataformas intergovernamentais regionais como o processo de Bolonha, constituem instâncias de mediação que criam, filtram e veiculam os processos de globalização.
Palabras clave : União Europeia e educação; processo de Bolonha.