SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Sociologia e ciências da educação: A distância entre nós índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

DEROUE, Jean-Louis. A sociologia das desigualdades de educação numa sociedade crítica. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2004, n.45, pp.131-143. ISSN 0873-6529.

A sociologia da educação foi refundada, em França, entre os anos 60 a 70, a partir de uma crítica das desigualdades de educação. Essa crítica foi largamente difundida na sociedade. Ela passou entretanto para o senso comum e foi recuperada por uma nova administração que valoriza a autonomia dos estabelecimentos e a iniciativa dos actores. A questão torna-se, portanto, saber como é que a sociologia pode reconstruir uma certa exterioridade em relação a uma sociedade que assimilou os seus resultados e os seus modos de pensar e que os transformou em instrumentos de gestão? O artigo tenta abrir algumas pistas. Trata-se em particular de resistir a uma tendência que diminui o debate político face à gestão técnica e manter a escola no interior do espaço de justificação política.

Palavras-chave : Sociologia política; cultura crítica; igualdade de educação; epistemologia.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons