SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Class and culture in Germany índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia, Problemas e Práticas

versión impresa ISSN 0873-6529

Resumen

CROMPTON, Rosemary. Class and gender beyond the "cultural turn". Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2003, n.42, pp.9-24. ISSN 0873-6529.

Este artigo foca debates recentes que têm em vista contribuir para um retorno construtivo às discussões sobre género e classe. Defende-se aqui que "classe" é em primeiro lugar um conceito económico, enquanto as desigualdades de "género" reflectem principalmente construções normativo-culturais. No entanto, as degradações culturais têm consequências económicas. Afirma-se também que uma das principais componentes do debate relativamente a "género e classe" - isto é, a crítica feminista às análises quantitativas de classe (tal como são exemplificadas por Goldthorpe, Erikson e Wright) - está equivocada desde o início. Contudo, a "viragem cultural" no feminismo sobrepôs género e sexualidade, ao mesmo tempo que removeu a classe social. Assim, os debates sobre género, classe e divisão do trabalho não chegaram a uma conclusão satisfatória. A perspectiva de classe permanece, porém, essencial se quisermos compreender e analisar as consequências das mudanças ocorridas na divisão sexual do trabalho.

Palabras clave : Género; classe; identidade; cultura.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons