SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Presentes e desconhecidos: reflexões socioantropológicas acerca do recente fluxo imigratório no concelho de LouresRisco cultivado no consumo de novas drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

OLIVEIRA, João Manuel de  e  AMANCIO, Lígia. Liberdades condicionais: o conceito de papel sexual revisitado. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2002, n.40, pp.45-61. ISSN 0873-6529.

O objectivo deste artigo é o de propor um modelo de análise psicossociológica das relações sociais baseadas no género. Para isso, procedemos na primeira parte ao questionamento de alguns conceitos centrais da psicologia social, como os de papel sexual e de estereótipo sexual, salientando a negligência da ideologia no tratamento destes conceitos. Num segundo momento recorremos à abordagem sociológica, questionando, neste caso, a ideia da emancipação das mulheres pelo trabalho assalariado e dando particular relevo à abordagem da dominação masculina pela sociologia francesa. Finalmente, para ilustrar o nosso argumento, apresentamos alguns dados de uma investigação junto de mulheres assalariadas, destacando as representações de si, do trabalho e do salário.

Palavras-chave : Papéis sexuais; estereótipos sexuais; sistema de salários; divisão sexual do trabalho; dominação masculina.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons