SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número5Influência de um programa de iniciação científica de graduação no perfil profissional dos médicos recém-formadosComplicações pulmonares não infecciosas após transplante de células-tronco hematopoiéticas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

DUARTE, R; VILLAR, M  e  CARVALHO, A. Tratamento da tuberculose de infecção latente: As recomendações actuais. Rev Port Pneumol [online]. 2010, vol.16, n.5, pp.809-814. ISSN 0873-2159.

O diagnóstico e tratamento da infecção latente por Mycobacterium tuberculosis reduz significativamente o risco de desenvolvimento de tuberculose activa e a transmissão da doença na comunidade. O rastreio da tuberculose infecção latente deve passar pela exclusão de doença activa (inquérito de sintomas e radiografia pulmonar) e avaliação da resposta imunológica ao M. tuberculosis através dos testes actualmente ao dispor, como o teste tuberculínico e os testes IGRA (interferon-gamma release assay). A escolha do esquema de tratamento deve ter em linha de conta a eficácia, a adesão e os efeitos colaterais associados ao mesmo Este documento actualiza as recomendações sobre tratamento da tuberculose infecção latente. São apresentadas indicações sobre quem deve ser rastreado e revistos os esquemas de tratamento.

Palavras-chave : Tuberculose; tuberculose infecção latente; tratamento; preventivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )