SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Hemangioendotelioma epitelióide da pleura - Uma apresentação rara a propósito de um caso clínicoPneumonia a Varicella zoster índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

MARCAL, N Serrano et al. Tumor maligno da bainha dos nervos periféricos do pulmão: A propósito de um caso clínico. Rev Port Pneumol [online]. 2010, vol.16, n.3, pp.483-492. ISSN 0873-2159.

Os tumores malignos da bainha dos nervos periféricos correspondem a um grupo raro de sarcomas de tecidos moles que tendem a ocorrer em doentes com neurofibromatose tipo 1 ou vários anos após tratamentos de radioterapia. A sua localização torácica é uma entidade muito rara. A sintomatologia habitual deve-se ao efeito de massa exercido sobre os nervos, podendo persistir durante meses ou anos antes do diagnóstico. A escassez de doentes com este tipo de tumor faz com que a abordagem terapêutica ainda permaneça em debate, sendo a cirurgia o procedimento de eleição. O prognóstico destes doentes é mau dada a grande recorrência local e metastização. O caso clínico descrito serve de tema à discussão.

Palavras-chave : Tumor maligno; bainha nervo periférico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )