SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Pertussis ainda mataTumor de células gigantes de fémur distal com metástases pulmonares índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

SUCENA, Maria et al. Enfisema subcutâneo maciço - Tratamento com drenos subcutâneos. Rev Port Pneumol [online]. 2010, vol.16, n.2, pp.321-329. ISSN 0873-2159.

O enfisema subcutâneo é uma complicação relativamente comum na sequência de técnicas invasivas, procedimentos cirúrgicos e algumas patologias médicas. Na maior parte dos casos apenas causa sintomatologia minor e o tratamento é habitualmente conservador. Mesmo quando grave, raramente tem consequências patofisiológicas significativas, apesar de ser extremamente desconfortável para o doente. Os autores descrevem um caso clínico de enfisema subcutâneo maciço, de rápida instalação, após saída acidental de tubo de drenagem torácica, em doente com pneumotórax espontâneo secundário e fístula broncopleural. O enfisema foi tratado através da colocação, sob anestesia local, de dois drenos subcutâneos na parede anterossuperior do tórax, conectados a sacos de drenagem. Após a colocação dos drenos subcutâneos verificou-se uma franca melhoria clínica do doente, com descompressão eficaz do enfisema subcutâneo. No presente caso clínico, a técnica de drenagem do enfisema maciço mostrou-se simples, segura e eficaz, permitindo o alívio sintomático imediato.

Palavras-chave : Enfisema subcutâneo; dreno subcutâneo; tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )